Categorias
Lona Plástica Agrícola / Estufa Lona plástica Comum Lona Plástica Prata Silo Lona Ráfia Touca Lona Silagem Strech

Como aumentar a capacidade de armazenamento de grãos?

Silos-bolsa permitem colheitas sem interrupção, segregação de produtos armazenados e maior rentabilidade.

Vamos falar sobre o sonho de muitos produtores rurais? Será que existe algum método para aumentar a produtividade e multiplicar a capacidade de armazenamento de grãos com o mesmo investimento? Existe sim! Utilizar o silo-bolsa oferece excelente relação custo-benefício além de ser uma ótima opção sustentável.

Ano após ano o setor agro brasileiro vem batendo recordes de safras, no entanto, o país não tem onde guardar tudo isso,vem acumulando e pagando as contas com déficits de armazenamento de centenas de toneladas por safra.

O quase milagroso silo-bolsa começou a ganhar força e destaque no setor de armazenagem de grãos por possibilitar facilidade no manuseio aliado a baixos custos de investimento. Que tal vender a safra e negociá-la aos poucos, e tudo isso sem pressa ao longo do ano? Bingo!

Tal alternativa surge como solução para a falta de espaços para armazenagem, o que faz com que os agricultores corram para vender sua colheita pelo preço do dia (algumas vezes com baixa margem de lucro) com o objetivo de não acumular perdas.

Mas afinal, o que é um silo-bolsa? Trata-se de um túnel plástico flexível normalmente produzido em polietileno (lona de polietileno), utilizado em diversas dimensões, e que oferece a capacidade de conservar grãos por mais de um ano.

Esse método de armazenagem é aplicado normalmente nas culturas de soja, milho e arroz, café, girassol, fertilizantes, entre muitos outros, e é de simples manuseio, já que não é necessário nenhum tipo de estrutura especial ou sofisticada.

Dentre as grandes vantagens da utilização desse método, destacam-se: praticidade, possibilidade de aumento do armazenamento, colheitas sem interrupção, economia de fretes, significativo baixo custo operacional e consequentemente, alta rentabilidade.

Agora você deve estar se perguntando sobre os silos metálicos. Fazendo uma comparação superficial, os silos-bolsa saem na frente, entregando uma economia de até 40%, considerando o mesmo volume armazenado por ambos.

Outra grande vantagem do silo-bolsa é a facilidade de setorização de culturas para produção. Seu formato de alocação permite a separação e melhor controle de qualidade de acordo com cada tipo de produto. Transgênicos e não transgênicos, datas de colheita entre outras peculiaridades.

Tendo em vista a imagem negativa que se tem do plástico hoje, relacionadas às questões ambientais, os polietilenos usados para a fabricação de silos-bolsas e outros tipos de lonas plásticas utilizadas no agronegócio têm sido cada vez mais finos, mais duráveis, resistentes e bem menos agressivas ao meio ambiente.

Curiosidade. Você sabia que 100% dos resíduos provenientes do processo de produção da LONAPARANÁ são reaproveitados em sua própria cadeia produtiva? Além de reciclar mais de 1.200 toneladas de plástico anualmente, esta diferenciada indústria descarta 0% de resíduos no meio ambiente. Juntos somos mais fortes!

 

 

As Lonas Plásticas Oficiais do Agronegócio você encontra na LONAPARANÁ.

 

Investimento constante em novas tecnologias, matéria-prima selecionada, mão de obra especializada, produtos rigorosamente testados e preço justo. É assim que a LONAPARANÁ sai na frente, quando o quesito é qualidade e soluções inteligentes por meio das suas Lonas Plásticas Premium.

Esta renomada indústria paranaense trabalha com uma vasta linha de produtos, dentre os quais se destacam a Dupla Face Preta e Branca, Dupla Face PRATA&PRATA (produto exclusivo), com anti-UV nas duas faces e perfeitos para silagem, Lona Preta, a original, entre outras lonas plásticas com qualidade superior.

Quer saber mais? Entre em contato agora com a LONAPARANÁ