Categorias
Lona Plástica Agrícola / Estufa Lona plástica Comum Lona Plástica Prata Silo Lona Ráfia Touca Lona Silagem Strech

Como é feita a Silagem?

Do plantio ao fornecimento o processo de silagem passa por importantes etapas que devem ser realizadas com muita atenção e dedicação e o principal: utilizando silos de boa qualidade.

Você sabe o que é silagem? Trata-se de uma prática muito comum no agronegócio na qual é feito o armazenamento da forragem que é normalmente utilizada para a alimentação de animais.

 Tendo em vista que nem sempre os pastos estão em condições de alimentar o gado, tanto na qualidade, quanto na quantidade, entra em cena a silagem, propondo a nutrição adequada, seja para produção pecuária leiteira ou de corte.

Como funciona? As plantas forrageiras, pasto, grãos, entre outras, são conservadas em um local específico, que normalmente chamamos de silo, o qual permite condições de ausência de oxigênio, fundamental para a fermentação do material orgânico.

Agora você deve estar se perguntando… quais forrageiras especificamente são utilizadas? Dentre as principais, a cana-de-açúcar, o milho, cereais de inverno entre outras gramíneas. A cultura do milho ganha destaque devido ao seu poder de adaptação, alto valor nutritivo, constatado pela sua ótima digestibilidade e densidade energética. 

Resumindo, a silagem consiste no processo de colheita e armazenamento do material ainda verde dentro do silo, permitindo a fermentação dos carboidratos solúveis (açúcares) presentes no material verde. Tal processo resulta na produção de ácidos orgânicos, ácidos lático e acético, sendo que a presença desses ácidos promove a redução do pH do meio. Assim é possível estabilizar e de certa maneira protegendo a silagem, e de quebra, ainda bloquear a ação de microrganismos responsáveis pela deterioração.

 

 

 

Conheça as Etapas da Silagem

O processo de silagem passa por importantes etapas, estas que, devem ser realizadas com muita atenção e dedicação, e assim garantir os melhores resultados.

Plantio – Inicia-se com o preparo do solo até a escolha do cultivo a ser usado.

Colheita – É necessário ter ciência do momento exato para colher, considerado como ponto determinante, pois não pode estar nem muito seco e nem muito úmido.

Abastecimento e compactação – É primordial estar atento à forma correta de distribuição no silo e à compactação do mesmo.

 Vedação – É um ponto chave para garantir a anaerobiose e evitar a deterioração da forragem.

 Desabastecimento e fornecimento – Momento em que a silagem passa a ter contato com o ar, desencadeando a deterioração. 

 De acordo com o tamanho da produção e da demanda da forragem, alguns tipos de silagem podem ser mais adequados, propondo variações nas etapas de compactação e armazenamento da silagem. Dentre os principais tipos de silagem, destacam-se: Silagem de Superfície, Silagem em Trincheiras e Silagem em sacos.

 

Procura Lonas Plásticas de Alta qualidade, com preço justo e excelentes condições de pagamento? Entre em contato LONAPARANÁ e invista no produto certo!

Os produtos desta diferenciada indústria paranaense passam por um rigoroso controle de qualidade em relação a peso, medida e resistência. São projetados, testados e produzidos com matéria-prima selecionada, PEBD de baixa densidade.

 Dentre os produtos de maior sucesso de vendas, ganham destaque: Lona Dupla Face Preta e Branca, produto perfeito para silagem, Lona Dupla Face PRATA&PRATA (Produto Exclusivo!), Lona de Ráfia e a Lona Plástica Preta (a original), também disponível em diversos tamanhos e espessuras, entre outros produtos reconhecidos pela alta resistência e durabilidade.

 Dica Bônus: Gostaria de comprar sua Lona para Silagem com descontos bem diferenciados? Entre em contato agora com a LONAPARANÁ e compre direto da fábrica!

loninha